Profissionais C-Level e Executivos está na hora de tomarem uma decisão: investir na vossa Marca Pessoal

Profissionais C-Level e Executivos está na hora de tomarem uma decisão: investir na vossa Marca Pessoal

Caro CEO, CFO, CMO, COO, CIO, CTO, CCO, CDO, CPO, CHO, Presidente, Fundador, Director, Gestor, … Influencers EXECUTIVOS precisam-se! Apareçam! Apresentem-se! Revelem-se! Inspirem! Influenciem! Elevem a vossa Vida, Carreira e Empresa!

 

Será que os outros sabem o que realmente fazem os líderes executivos de uma empresa? Uns julgam ser uma missão fácil, outros criam as suas próprias opiniões baseadas em…nem sei bem em quê, outros invejam e ambicionam este cargo e outros não fazem a mínima ideia como é estar na “pele” destas pessoas.

 

Quem são estas pessoas? Como será a sua vida, o seu dia-a-dia? Será uma maravilha? Quais são as suas responsabilidades? Que desafios enfrentam? Quais são os seus objectivos? Será que têm um rumo bem definido? O que têm de especial? Porque são diferentes? Que problemas têm? Com o que é que se preocupam? Será que têm clareza sobre si, sobre o que fazem e sobre o que os rodeia? Será que são de “carne e osso”? Como será dar a “cara” pela empresa, quando dão? Será que querem e conseguem medir o impacto da sua actuação? Como encaram a responsabilidade que têm? Como tomam as suas decisões? Como contribuem para uma Empresa e um Mundo melhor? O que podemos esperar destas pessoas?

 

Tantas questões… como podemos conhecer as suas respostas? Como podemos conhecer realmente estas pessoas? Através do Personal Branding. Explico tudo de seguida.

 

Numa altura em que se fala tanto de Influencers, onde estão os Influencers Corporativos de Portugal? Estão escondidos, têm medo de aparecer ou não sabem como o fazer? Não têm tempo? Serão mais destacados quando morrem? Acho que não deveria ser assim.

 

Conhecem as enormes vantagens que a sua Marca lhes pode dar na sua carreira, na sua valorização no mercado, na sua diferenciação, na exposição que a sua empresa pode conhecer a novas oportunidades de crescimento e no sucesso que a sua Marca Corporativa pode atingir? Conhecem?

 

Como são os líderes executivos que conhece?

 

Há algumas pessoas em Portugal nestas posições que já trabalham de forma positiva a sua Marca Pessoal mas diria que são MUITO poucas. O que quer isto dizer? Que há um imenso potencial, para si que é um Líder Executivo. E respondendo a uma questão colocada acima, acho que é um pouco de tudo: não sabem as vantagens, têm medo, não sabem como o fazer e precisam de ajuda para trabalhar a sua Marca da melhor forma.

 

Este ambiente corporativo é especial para nós. E sabemos o que é preciso uma estratégica específica para se trabalhar a Marca Pessoal de um Executivo. Chama-se Executive Branding.

 

Estas pessoas impactam muito o futuro das empresas onde trabalham e os seus resultados, para o bem e para o mal. Mas queremos falar aqui do bem. Impactam muito os seus colaboradores e a sua evolução. Impactam os seus clientes. Impactam a sua família e amigos. São influencers. Desempenham um papel importantíssimo, tomam decisões chave, são responsáveis pelo ambiente e pessoas que os rodeiam, são impulsionadores da mudança e precisam inequivocamente de ter uma visão e um posicionamento estratégico.

 

Quando uma pessoa ocupa um cargo deste nível, como se pode dar a conhecer e tornar-se fantástica, confiável e admirável? Como pode inspirar, motivar e influenciar?

 

Através do desenvolvimento e gestão da sua Marca Pessoal!

 

Se você pode impulsionar os resultados da sua empresa, ser uma referência junto dos seus diferentes públicos e controlar a sua reputação, porque não o fazer?

 

 

Sabia que um líder de uma organização com uma Marca Pessoal forte e atractiva:

 

·        torna-se uma referência e um influenciador?

·        atinge uma maior alcance e impacto da sua mensagem?

·        diferencia-se e destaca-se?

·        aumenta a percepção do seu valor?

·        detém uma enorme capacidade para impulsionar o crescimento da sua empresa e se expor a novas oportunidades estratégicas para o seu negócio?

 

É verdade!

 

Mas não ficamos por aqui no que diz respeito às vantagens. Como pode a Marca Pessoal do líder influenciar a Marca Corporativa?

 

·        Uma marca humanizada, transparente, bem posicionada e reconhecida conduz a uma conexão de valor e eficaz com os diversos stakeholders, sejam eles investidores, clientes, colaboradores ou parceiros e também a uma visão clara para o futuro da sua empresa, bem como as diretrizes a seguir. Lembre-se: pessoas fazem negócios com pessoas que gostam.

 

·        Através dos relacionamentos estabelecidos, da sua reputação e do controlo na sua mensagem estabelecem um posicionamento de confiança e credibilidade no mundo que o rodeia, transformando-se na melhor escolha.

 

·        A gestão e comunicação da Marca Pessoal eleva a notoriedade da empresa e produtos/serviços, permite ganhar visibilidade e reconhecimento e atrair as melhores conexões para a sua rede e os melhores talentos para a sua empresa.

 

·        Um líder com uma Marca Pessoal forte, poderosa e alinhada influencia de forma positiva e orgânica toda a sua equipa e a cultura da organização, motiva e capacita todas as pessoas à sua volta, criando um impacto positivo da empresa e da sua credibilidade no mercado, ao mesmo tempo que mantém a sua autenticidade e singularidade.

 

·        Atrai a atenção e interesse dos media e funciona como Relações Públicas para a própria organização.

 

 

Num mundo corporativo e de negócios cada vez mais complexo, competitivo, incerto e em constante mudança é essencial que os seus líderes se tornem activos atractivos, que saibam apresentar uma perspectiva única, inovadora e futurista, que saibam atrair a sua audiência, que saibam estar online e offline e utilizar de forma correcta e adequada as ferramentas modernas que tem ao seu dispor.

 

Sente-se preparado para tudo isto?

 

Num mundo em que a reputação vale ouro, a gestão e monitorização contínua da sua Marca é essencial para o seu sucesso.

 

Para começar, deixamos-lhe 5 acções que deve seguir neste processo de Gestão da sua Marca Pessoal:

 

1.      Apareça, apresente-se e dê a cara e a voz por si e pela sua empresa. Encontre e reserve tempo na sua agenda para isso.

2.      Crie ligações. Não fique sozinho. Com quem pode trabalhar neste processo? Quem o pode ajudar a alcançar os seus objectivos? Rodeie-se das pessoas certas.

3.      Experimente o “novo”. Desvie-se um pouco da sua linha recta, aprenda e actualize-se, abrace novas experiências, pessoas e lugares. Corra riscos.

4.      Pense em si enquanto pessoa, não é só sobre o profissional que é. É sobre si. Tudo começa com a gestão da sua Marca Pessoal.

5.      Utilize os recursos que tem a seu favor e que são só seus. A sua autenticidade, a sua história, a sua experiência, os seus conhecimentos, as suas competências e todos os meios de que dispõe agora.